terça-feira, 26 de novembro de 2013

A gestão ambiental e as empresas

A proteção do ambiente não está somente associada à conservação da natureza, das espécies selvagens e dos habitats. As empresas também têm de apresentar mecanismos e soluções de proteção ambiental que passam pela implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). A gestão ambiental nas empresas consiste em criar formas de proteger o ambiente em termos de monitorização de parâmetros com potenciais impactos no ambiente e implementar metodologias de proteção do ambiente através de tecnologias adequadas ao tratamento da água, dos efluentes gasosos, do ruido e dos resíduos sólidos, de modo a dar cumprimento aos normativos legais para garantia da qualidade e da proteção ambiental.

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) das empresas têm como objetivo melhorar o desempenho ambiental da organização, fazendo com que estas se comprometam a avaliar e a reduzir o impacto ambiental e melhorar continuamente o seu desempenho ambiental, seguindo os princípios da qualidade definidos na norma ISO 14001. As informações publicamente disponíveis sobre o desempenho ambiental de uma organização são um aspeto importante do objetivo a atingir e constitui parte da imagem de marca de uma empresa, assumindo um caracter voluntário por parte da empresa. Uma das formas de promoção e anúncio das preocupações ambientais da empresa constitui a colocação do símbolo do rótulo ecológico nos produtos, atividades e serviços, comprovando ser uma ferramenta visual atraente, e que demonstra o compromisso da organização para melhorar o seu desempenho ambiental. Compete aos engenheiros de ambiente numa empresa criar condições para manter o sistema de gestão ambiental atualizado e a funcionar. Uma organização deve cumprir as seguintes etapas para melhorar o desempenho do seu SGA:

- Realizar uma análise ambiental, considerando todos os aspetos ambientais das atividades da organização, produtos e serviços, definir métodos para avaliar estes aspetos, no âmbito do quadro legal e regulamentar aplicável e as práticas de gestão ambiental existentes, assim como estabelecer os respetivos procedimentos adequados à proteção da qualidade da água, dos efluentes gasosos, do ruido e da boa gestão de resíduos.

- Adotar uma política ambiental que contenha o compromisso tanto para cumprir toda a legislação ambiental relevante e alcançar melhorias contínuas no desempenho ambiental.

- Desenvolver um programa ambiental que contém informações sobre os objetivos e metas ambientais específicas. O programa ambiental é uma ferramenta para ajudar a organização em seu trabalho diário ao planear e implementar as melhorias.

- Desenvolver metodologias para tornar eficaz o processo e consequentemente atingir a política ambiental da organização e melhorar continuamente o desempenho ambiental. O sistema de gestão precisa definir responsabilidades, os meios para alcançar os objetivos, procedimentos operacionais, necessidades de formação e implementação das ações de melhoria, prever medidas de monitorização e sistemas de comunicação.

- Realizar auditorias ambientais avaliando em particular o sistema de gestão em vigor e de conformidade com a política e o programa da organização, bem como a conformidade com os requisitos ambientalmente relevantes.

As preocupações atuais com as mudanças ambientais e climáticas ilustram claramente a necessidade de promover esforços no sentido mais eficiente de gestão dos recursos e processos de produção incluindo tecnologias eco-inovadoras como as melhores tecnologias disponíveis (BAT – Best Available Technologies). É importante fomentar nas empresas o desenvolvimento de políticas de gestão sustentável dos recursos naturais como a água, energia e do ambiente em geral, a fim de explorar plenamente o potencial do sistema para melhorar a eficiência dos recursos dos processos produtivos e inclusive levar à redução de custos associados a perdas de massa e energia na empresa e com consequências no aumento da competitividade e dos lucros. O crescimento sustentável baseado numa economia mais eficiente dos recursos, mais ecológica e mais competitiva faz parte da estratégia da Europa 2020. 

Fonte: www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=20653

Nenhum comentário:

Postar um comentário