O evento oportuniza aos participantes, conhecer o cenário mundial e a realidade brasileira, promovendo discussões sobre temas relacionados às energias renováveis. Trata de um tema polêmico e de grande importância tendo em vista a previsão de crescimento do Brasil.
23 a 25 de abril de 2014
08h30 às 12h . Centro de Convenções
Parque de Eventos . Bento Gonçalves . RS
Palestrantes confirmados do IV Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente:
- José Fernando Jucá - Universidade Federal de Pernambuco - Brasil
- Lademir Luiz Beal - UCS - Brasil
- Jules van Lier - Delft University of Technology - Holanda
- Lorenzo Nettuno - Montana S.p.A - Itália
- Jorge Alberto Vieira Costa - Universidade Federal de Rio Grande - Brasil
- Darci Bernech Campani - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES),
Currículo dos palestrantes:
José Fernando Jucá:
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestre em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1990) e Pós Doutor pela Universidade de São Paulo (2011). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1981 e Pesquisador do CNPq desde 1991, com bolsa de produtividade 1B desde 2005.
Atualmente coordena o projeto de pesquisa Alternativas tecnológicas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, com base na experiência da Europa, Estados Unidos e Japão , financiado pelo BNDES, com a participação de 62 consultores do Brasil e exterior.
Pertence ao Comitê Editorial da Revista Portuguesa Geotecnia e da Revista Resíduos da Espanha, além de ser consultor das revistas Solos e Rochas (Brasil), Resíduos (Espanha), Engenharia Sanitária e Ambiental (Brasil), Revista DAE/SABESP (Brasil), Waste Management & Research (Austrália). Em 2009 recebeu o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento científico do Brasil. Em 2011 foi membro efetivo no Comitê do XXV Prêmio Jovem Cientista (CNPq/Fundação Roberto Marinho) cujo tema foi Cidades Sustentáveis . Em 2012 após conferencia ministrada na Rio+20 foi convidado a integrar o Comitê de Avaliação Estratégica da ISWA (International Solid Waste Association).
Lademir Luiz Beal
Possui doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1991). Atualmente é professo adjunto II da Universidade de Caxias do Sul.
Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, lodos ativados, processo anaeróbio, membranas e tratamento de lixiviado. Os principais temas de pesquisa estão relacionados a BRM (Biorreatores associados à membranas) aeróbios e anaeróbios e sua utilização no tratamento de efluentes. Nestes temas, o objetivo além do processo de tratamento, é possibilitar o reuso do efluente nas mais diversas aplicações. Em processo anaeróbio, o foco é a geração de biogás (metano e hidrogênio) para viabilizar a produção de energia, considerando os resíduos como matéria-prima.
Licenciado em Biologia, Especialista. Microbiologia na Universidade de Nijmegen, Holanda (1985) e seu Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade de Wageningen, Holanda (1988). Ele realizou seu PhD em Tratamento Anaeróbio de Águas Residuais sob a supervisão do Prof Gatze Lettinga (1995), também da Universidade de Wageningen. Entre 1993 e 2005 foi pesquisador / gerente de projeto sênior em diversas (inter) projetos de investigação nacionais, trabalhando no tratamento de água de baixo custo para recuperação de recursos (água, nutrientes, biogás, elementos). Seus projetos de pesquisa estão focados em ciclos da água fechadis em indústrias e de recuperação de água de esgoto para a agricultura irrigada, focando no desenvolvimento da tecnologia de tratamento anaeróbio. Publicou mais de 200 publicações em revistas arbitradas de casal e anais de conferências a partir de 1988. Em outubro de 2005 foi nomeado como professor na Universidade de Wageningen, ligado à cadeira especial sobre "Tratamento anaeróbio de Águas Residuais para a reutilização e Irrigação". No final de 2008, foi nomeado professor titular na Delft University of Technology, da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências, Departamento de Gestão da Água, Engenharia Sanitária Seção.
Lorenzo Nettuno
Diretor Executivo da empresa Montana S.A. Atua nas áreas de engenharia, serviços de consultoria e desenvolvimento relativo as áreas de manejo de resíduos, remediação, energia renovável, infraestrutura e ciências ambientais.
Jorge Alberto Vieira da Costa
Concluiu o doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas em 1996. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande, Coordenador do Curso de Engenharia Bioquímica e bolsista produtividade em pesquisa. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos e Coordenador do Curso de Engenharia Química. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados e mais de 400 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capítulos de livros publicados e 21 produtos tecnológicos, dos quais 9 registrados e patenteados. Orientou 7 teses de doutorado, 34 dissertações de mestrado e 8 estágios Pós-Doutor, além de ter orientado 84 trabalhos de iniciação científica e 53 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química e Biologia Geral. Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos.
DEBATEDORES
Darci Bernech Campani
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1978) e em Educação Física pela UFRGS (2008). Atualmente é Presidente da Secção Gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), já tendo sido Membro do Conselho Diretor Nacional da ABES. Representou o Brasil na Diretoria de Resíduos Sólidos(DIRSA) da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), durante 10 anos, sendo hoje Diretor de Resíduos Sólidos da AIDIS. Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, atualmente é o Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS. Tem especialização em Planejamento Energético e Ambiental, mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Gestão Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário