quinta-feira, 31 de outubro de 2013

X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gerenciamento da Continuidade dos Negócios, Gestão de Riscos e Crises

Data: 08 e 09 de agosto de 2014. Locais: dia 08 de agosto de 2014: FIRJAN-RJ, Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ; dia 09 de agosto de 2014: Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, Rua Passo da Pátria, 156 – São Domingos – Niterói – RJ. Nesta edição o CNEG propõe amplo debate e incentiva a produção cientifica predominantemente sobre o tema ” RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: GERENCIAMENTO DA CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS, GESTÃO DE RISCOS E CRISES”. A iniciativa de realização do CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO surge da demanda latente dos ambientes empresariais e acadêmicos, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Organizacional, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Tecnologias Limpas, Gestão de Riscos entre outros . Carência identificada por professores e pesquisadores da UFF das diversas Instituições promotoras do evento. Público alvo: representantes das comunidades nacional, latino americana e de outros continentes: empresarial, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, organizações não governamentais, alunos de graduação e pós-graduação, organizações não governamentais e de assistência social. Site: http://www.excelenciaemgestao.org/pt/ix-cneg.aspx
X Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Gerenciamento da Continuidade dos Negócios, Gestão de Riscos e Crises
Seguindo os preceitos de integração universitária, os eventos estão sendo formatados de forma a integrar-se com os seguintes projetos de pesquisa de mestrado e pós-graduação de diversas instituições:
Responsabilidade Social Empresarial
Gerência de Riscos e Meio Ambiente
Construções e Urbanismo Sustentáveis
Eficiência Energética
Gestão de Resíduos
Economia do Meio Ambiente
Economia do Meio Ambiente Capacitação
Educação Ambiental
Gestão Ambiental
Produção Limpa
Gerência de Projetos
Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão pela Qualidade Total
Sistema de Informação
Marketing e Produto
Estratégia e Competitividade
Finanças Corporativas
Gestão de Processos
Gestão do Conhecimento
Ergonomia
Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional
Qualidade de Vida no Trabalho
Gestão de Projetos Sociais
Gestão de Serviços de Saúde
Indicadores de Sustentabilidade
Governança Corporativa e Ética Organizacional
Desenvolvimento Local e Empreendedorismo
Logistica e Gestão da Cadeia de Suprimentos

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DECISO/UFRPE e PRAE promovem 3ª Oficina de Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais no Semiárido


O Departamento de Ciências Sociais (DECISO), em parceria com a Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) e com grupos de pesquisa da UFRPE, realizará, nos dias 31/10 e 01/11, a 3ª Oficina de Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais no Semiárido. O evento é coordenado pelos professores Fernando Joaquim e Leonardo Cisneiros. O público-alvo são os pequenos agricultores e os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável local. 
Durante a programação do evento, o professor Delson Laranjeira, pró-reitor de Atividades de Extensão, ministra oficina sobre o tema Agroecologia, agrotóxicos e direitos dos agricultores.
A atividade conta ainda com o apoio do IBAMA, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, da Associação Umburanas/CEASAPE e do CODERSI.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

I Colóquio de Tecnologia Ambiental e Biodiversidade

Data
31 de Outubro e 01 de Novembro

Horário
08:00h às 18:00h

Objetivos
Promover debates acerca dos problemas relacionados aos desafios da pesquisa multi e interdisciplinar, divulgar pesquisas e experiências na área para a comunidade científica e para a sociedade, além de articular profissionais e instituições para futuras parcerias.

Público-alvo
Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada

Incrições
inscrição gratuita até 23/10/2013. Após essa data, a inscrição deverá ser realizada durante o evento e custará R$30,00.
Para se inscrever,
 clique aqui. 

Submissão de Resumos
Até o dia 23 de Outubro, enviar resumo com número do CPF inscrito para:coltambio@gmail.com

Contexto
A Biodiversidade ou Diversidade Biológica refere-se a variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos, e inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementariedade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade devido ao aumento da preocupação com a extinção de espécies, observado nas últimas décadas. Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. A gestão ambiental, aliada às tecnologias inovadoras, surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação desse cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, de tecnologias, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.


Contato
Telefones: (81) 3183-4226 ou (81) 3183-4347
Email:  
coltambio@gmail.com

V Workshop de Mundanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e II Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas Biodiversidade


domingo, 27 de outubro de 2013

Lepur realiza Seminário Internacional de Resiliência de Cidades e Mudanças Climáticas

O Laboratório de Estudos Peri-Urbanos (Lepur) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE promove, nos dias 7 e 8 de novembro, na Fundação Joaquim Nabuco, o Seminário Internacional sobre Resiliência de Cidades e Mudanças Climáticas. O evento será realizado na Sala Calouste Gulbenkian, que fica no Edifício Paulo Guerra (Fundaj), localizado na Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte. Interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail lepur.mdu@gmail.com.
Palestrantes e debatedores internacionais e nacionais foram convidados para discutir temas relacionados a mudanças climáticas, cidades e planejamento urbano, com enfoque nos impactos das mudanças climáticas no ambiente construído; vulnerabilidade das populações; gestão de desastres urbanos; importância da capacidade adaptativa para resiliência urbana frente a inundações e deslizamentos; e avaliação da resiliência urbana. Confira a programação.
O público-alvo são professores ou pesquisadores que desenvolvem pesquisa na temática; pessoas com experiência acadêmica ou profissional com a temática ambiental, de gestão de risco de desastres ou de planejamento urbano; integrantes de grupos de pesquisa, instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo trabalhos na área; representantes de coletivos, grupos, instituições que necessitam de subsídios para o desenvolvimento de suas atividades nessa área; representantes ou integrantes de órgãos de classe, instituições parceiras ou estratégicas na discussão e multiplicação dos resultados; estudantes de graduação e de pós-graduação de cursos afins e que estejam desenvolvendo pesquisas no tema.
O seminário tem o apoio e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Fundaj e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A participação no evento garante certificado.

Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade acontece em São Paulo

A FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2013, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, representa uma mostra atualizada de opções na área ambiental e possibilita o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.
Considerada como a mais importante feira do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina, a FIMAI apresenta-se como excelente opção para mostrar o que há de melhor e mais avançado em nível mundial, sendo um grande atrativo para investidores e empresários nacionais e internacionais que desejam estreitar contatos com empresas do setor, fazer negócios e expandir sua rede de relacionamentos comerciais. Novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem sucedidas e proatividade no setor socioambiental é a marca registrada dos expositores da feira, transformando o evento em um centro gerador de experiências e de negócios importantes.
A cada ano, desde sua 1ª edição em 1999, a Fimai e seus eventos paralelos reafirmam a proposta de perpetuar a "sustentabilidade" no setor industrial.
O excelente nível dos expositores e visitantes reforça o crescimento exponencial do mercado ambiental brasileiro. Demonstra também a importância dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em busca da sustentabilidade nacional e seu reflexo no cenário mundial.

Produtos e Serviços

  • Produção mais Limpa e Ecoeficiência
  • Água e Esgoto;
  • Análise de Riscos;
  • Consultoria e Prestação de Serviços Ambientais;
  • Educação Ambiental;
  • Emissões Atmosféricas;
  • Equipamentos e Tecnologias;
  • Fundos de Investimentos;
  • Gerenciamento de Resíduos;
  • Laboratórios Ambientais;
  • Mercado de Créditos de Carbono;
  • Reciclagem;
  • Remediação de Solo;
  • Responsabilidade Social;
  • Segurança e Saúde Ocupacional;
  • Sistemas de Gestão Integrados;
  • Sustentabilidade;
  • Transporte de Produtos Perigosos;
  • Tratamento de Efluentes
  • Atendimento Emergencial
  • Direito Ambiental
Além disso, a Fimai conta com uma gama variada de empresas de consultoria e prestação de serviços nas áreas de: aterros, incineradores, co-processamento, tratamento físico-químicos e biológicos, inventários de emissões, reciclagem de resíduos.

Outros setores presentes na FIMAI:

Representantes do setor de Equipamentos: sistemas automatizados para controle de odores, tratamento de efluentes industriais, saneamento; bioremediação; tratamento de óleos e derivados de petróleo; detectores de gases; monitores portáteis; sistemas autônomos; prensas enfardadeiras e hidráulicas; proteção respiratória; contenção de vazamentos; combate a incêndio; câmaras térmicas; bombas dosadoras; controladores de pH, entre outros produtos.
Laboratórios Ambientais: diagnósticos e análises ambientais físico-químicas e bacteriológicas, medições e tecnologias para tratamento de ar e emissões atmosféricas, análises de solo, água, vegetação, resíduos, toxicologia, instrumentação analítica, entre outros.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Semiárido Show 2013


4º Congresso Internacional de Tecnologia para o meio ambiente - Energias Alternativas


O evento oportuniza aos participantes, conhecer o cenário mundial e a realidade brasileira, promovendo discussões sobre temas relacionados às energias renováveis. Trata de um tema polêmico e de grande importância tendo em vista a previsão de crescimento do Brasil.

23 a 25 de abril de 2014
08h30 às 12h . Centro de Convenções
Parque de Eventos . Bento Gonçalves . RS

Palestrantes confirmados do IV Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente:

- José Fernando Jucá - Universidade Federal de Pernambuco - Brasil 
- Lademir Luiz Beal - UCS - Brasil
- Jules van Lier - Delft University of Technology - Holanda 
- Lorenzo Nettuno - Montana S.p.A - Itália 
- Jorge Alberto Vieira Costa - Universidade Federal de Rio Grande - Brasil
- Darci Bernech Campani - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), 

Currículo dos palestrantes:

José Fernando Jucá: 
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), mestre em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Doutor pela Universidad Politécnica de Madrid (1990) e Pós Doutor pela Universidade de São Paulo (2011). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1981 e Pesquisador do CNPq desde 1991, com bolsa de produtividade 1B desde 2005.
Atualmente coordena o projeto de pesquisa Alternativas tecnológicas para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, com base na experiência da Europa, Estados Unidos e Japão , financiado pelo BNDES, com a participação de 62 consultores do Brasil e exterior.
Pertence ao Comitê Editorial da Revista Portuguesa Geotecnia e da Revista Resíduos da Espanha, além de ser consultor das revistas Solos e Rochas (Brasil), Resíduos (Espanha), Engenharia Sanitária e Ambiental (Brasil), Revista DAE/SABESP (Brasil), Waste Management & Research (Austrália). Em 2009 recebeu o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico da Academia Brasileira de Ciências por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento científico do Brasil. Em 2011 foi membro efetivo no Comitê do XXV Prêmio Jovem Cientista (CNPq/Fundação Roberto Marinho) cujo tema foi Cidades Sustentáveis . Em 2012 após conferencia ministrada na Rio+20 foi convidado a integrar o Comitê de Avaliação Estratégica da ISWA (International Solid Waste Association).

Lademir Luiz Beal
Possui doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (1991). Atualmente é professo adjunto II da Universidade de Caxias do Sul. 
Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, lodos ativados, processo anaeróbio, membranas e tratamento de lixiviado. Os principais temas de pesquisa estão relacionados a BRM (Biorreatores associados à membranas) aeróbios e anaeróbios e sua utilização no tratamento de efluentes. Nestes temas, o objetivo além do processo de tratamento, é possibilitar o reuso do efluente nas mais diversas aplicações. Em processo anaeróbio, o foco é a geração de biogás (metano e hidrogênio) para viabilizar a produção de energia, considerando os resíduos como matéria-prima.

Jules van Lier
Licenciado em Biologia, Especialista. Microbiologia na Universidade de Nijmegen, Holanda (1985) e seu Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade de Wageningen, Holanda (1988). Ele realizou seu PhD em Tratamento Anaeróbio de Águas Residuais sob a supervisão do Prof Gatze Lettinga (1995), também da Universidade de Wageningen. Entre 1993 e 2005 foi pesquisador / gerente de projeto sênior em diversas (inter) projetos de investigação nacionais, trabalhando no tratamento de água de baixo custo para recuperação de recursos (água, nutrientes, biogás, elementos). Seus projetos de pesquisa estão focados em ciclos da água fechadis em indústrias e de recuperação de água de esgoto para a agricultura irrigada, focando no desenvolvimento da tecnologia de tratamento anaeróbio. Publicou mais de 200 publicações em revistas arbitradas de casal e anais de conferências a partir de 1988. Em outubro de 2005 foi nomeado como professor na Universidade de Wageningen, ligado à cadeira especial sobre "Tratamento anaeróbio de Águas Residuais para a reutilização e Irrigação". No final de 2008, foi nomeado professor titular na Delft University of Technology, da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências, Departamento de Gestão da Água, Engenharia Sanitária Seção.

Lorenzo Nettuno 
Diretor Executivo da empresa Montana S.A. Atua nas áreas de engenharia, serviços de consultoria e desenvolvimento relativo as áreas de manejo de resíduos, remediação, energia renovável, infraestrutura e ciências ambientais.

Jorge Alberto Vieira da Costa
Concluiu o doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas em 1996. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande, Coordenador do Curso de Engenharia Bioquímica e bolsista produtividade em pesquisa. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos e Coordenador do Curso de Engenharia Química. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados e mais de 400 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capítulos de livros publicados e 21 produtos tecnológicos, dos quais 9 registrados e patenteados. Orientou 7 teses de doutorado, 34 dissertações de mestrado e 8 estágios Pós-Doutor, além de ter orientado 84 trabalhos de iniciação científica e 53 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química e Biologia Geral. Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos.

DEBATEDORES

Darci Bernech Campani
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1978) e em Educação Física pela UFRGS (2008). Atualmente é Presidente da Secção Gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), já tendo sido Membro do Conselho Diretor Nacional da ABES. Representou o Brasil na Diretoria de Resíduos Sólidos(DIRSA) da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), durante 10 anos, sendo hoje Diretor de Resíduos Sólidos da AIDIS. Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Mecânica da UFRGS, atualmente é o Assessor de Gestão Ambiental do Reitor da UFRGS. Tem especialização em Planejamento Energético e Ambiental, mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Gestão Ambiental.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Discentes do MPGA visitam Polo Gesseiro do Araripe

Estudantes do MPGA e da graduação em Tecnologia em
Gestão Ambiental na visita ao IPA/Araripina. Foto: Adriana Leal. 
Entre 17 a 20 de outubro os discentes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (IFPE) estiveram em visita técnica ao Polo Gesseiro do Araripe/PE que compõe um importante Arranjo Produtivo Local – APL  abrangendo os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri e Trindade.

O  objetivo da visita técnica foi caracterizar a atividade de mineração em suas diversas fases, incluindo-se a exploração ou pesquisa mineral, o beneficiamento ou calcinação, e a fabricação de derivados, fazendo a relação entre as diversas etapas da atividade com os seus respectivos impactos ambientais.

Mineradora do Polo Gesseiro do Araripe. Foto: Adriana Leal. 
Acompanharam a visita técnica o Prof. Dr. José Aleixo e a Profª. Drª. Marília Lyra. Alunos da graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental também estiveram presentes na visita técnica, enriquecendo mais ainda a teoria recebida no curso.

Visita a projeto de reflorestamento com clones de eucalipto – os discentes do MPGA e estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental visitaram ainda o projeto de reflorestamento de clones de eucalipto na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Araripina, onde o objetivo do projeto é fornecer madeira para as atividades de calcinação, evitando dessa forma o desmatamento da caatinga.

Alunos do MPGA fazem visita à lavanderias em Toritama

Dia 17 de setembro de 2013, os alunos do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) do IFPE, estiveram em visita técnica às lavanderias industriais no município de Toritama, conhecida como o Polo do Jeans no Brasil. A visita foi requisito da disciplina de Gestão para Sustentabilidade, ministrada pela Profª Drª. Marília Lyra. 
 As lavanderias visitadas atuam no ramo de lavagem de jeans, nas práticas de ruir, manchar, desbotar, rasgar e ralar os tecidos de jeans. As alternativas de trabalho nas lavanderias despertou um novo ramo de atividade e são consideradas como Arranjos Produtivos Locais (APLs), abrangendo a mão-de-obra não especializada, quando comumente são necessários apenas treinamentos rápidos para atender a demanda de trabalho das lavanderias. 
O processo industrial das lavanderias foi observado pelos estudantes com uma visão no Ciclo de Vida (ACV), que inclui todo o processo de produção de um produto ou atividade desde a extração e processamento de matéria-prima; a fabricação; o transporte; distribuição; reemprego; manutenção; reciclagem; reutilização e disposição final.
Os estudantes elaboram um relatório técnico após a visita às lavanderias, cumprindo mais um requisito da disciplina de Gestão para Sustentabilidade. 














Aula Magna marca início do Mestrado em Gestão Ambiental

Mesa solene da solenidade da aula magna do Mestrado
Profissional em Gestão Ambiental do IFPE. Foto: Arquivo IFPE.
No dia 30 de agosto de 2013, foi realizada a aula magna para dar abertura à primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Recife.  O objetivo do mestrado é formar recursos humanos de qualidade nas áreas de gestão ambiental e sustentabilidade.  através do Campus Recife. Estiveram presentes no auditório do IFPE os 16 alunos aprovados no mestrado, bem como gestores e servidores do IFPE. 
  
Novos discentes do MPGA. Foto: Arquivo IFPE.
A mesa de abertura foi presidida pela  reitora Cláudia Sansil, e  composta pelo ex-reitor e atual diretor do Senai-PE, Sérgio Gaudêncio; pela professora da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria Madalena Pessoa Guerra, representando a reitora Maria José de Sena; pró-reitora de Pesquisa do IFPE, Anália Ribeiro; diretor do Campus Recife, Valbérico Cardoso; coordenadora do MPGA, Renata Carvalho e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo de Curitiba, professor Maurício Dziedzic.
Durante a aula magna o Prof. Maurício Dziedzic esboçou um panorama da pós-graduação no Brasil e o acompanhamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), explicando as diferenças entre o mestrado profissional e o acadêmico.